19/09/2017 Geral

Núcleo dos Vinhedos leva Cavalo Crioulo para as escolas

Foto: Divulgação/ABCCC

Alunos de instituições de Caxias do Sul recebem ensinamentos sobre a origem e história da raça

 

A Semana Farroupilha de Caxias do Sul (RS) traz, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”. Desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, o projeto visa principalmente apresentar a Raça Crioula às crianças do ensino fundamental da rede municipal e estadual da região. No processo, a ideia enfatiza o fato do Cavalo ser animal símbolo e patrimônio cultural do estado.

 

Este ano, o projeto começou no dia 14 de setembro, e visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nandi e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi. Com a presença de 50 crianças em cada escola, o encontro deu início a uma série de atividades programadas em comemoração à Semana Farroupilha. No pátio das instituições, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo ex-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Sebastião Teixeira Corrêa. O tema foi o Cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na sequência, os alunos tiveram contato com um Cavalo Crioulo e aprenderam sobre os utensílios e como encilhar o animal. 

 

Conforme ressalta Corrêa, foi iniciado um dos mais importantes projetos cívicos-culturais já realizados dentro das festividades da Semana Farroupilha. "Pelo terceiro ano consecutivo visitamos as escolas da rede pública Municipal e Estadual, levando o Cavalo Crioulo, símbolo oficial do estado para contar a sua história e falando da sua importância econômica e social", observa. 

 

Para Grégor Pinheiro, vice-presidente do Núcleo, um dos intuitos é levar o Cavalo Crioulo às crianças que, de outra forma, não teriam acesso a esses animais. É por esse viés cultural e educacional, portanto, que o projeto basicamente mescla campo e cidade, propiciando uma oportunidade rara ao público. “Fazemos esse trabalho com muito carinho e dedicação. E o resultado tem sido maravilhoso! O sorriso dessas crianças, os trabalhos escolares que vemos depois nos deixam emocionados. Além disso, queremos levar o nome da Raça Crioula a outros setores da sociedade, mostrando o valor do cavalo”, comenta.

 

As visitações às escolas terão sequência no decorrer desta semana, com início no dia 18. As atividades acontecem uma por turno de acordo com as condições climáticas. No dia 18 o projeto passou pelas escolas Kalil Sehbe e Olga Maria Kayser, e no dia 19 foi a vez da Coronel José Pena de Moraes. Veja abaixo a programação completa dos demais dias.

 

21 de setembro de 2017 (Quinta-feira)

10h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EMEF Manuel Pereira dos Santos

16h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM Prof. Apolinário Alves dos Santos

 

22 de setembro de 2017 (Sexta-feira)

10h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EMEF Américo Ribeiro Mendes

13h - Apresentação sobre o Cavalo Crioulo na EEEM Henrique Emílio Meyer

 

Foto: ABCCC/Divulgação

Texto: Redação ABCCC

Comente essa notícia