12/04/2016 Geral

Cavalo Crioulo inspira a marca Empório Caron

Foto: Divulgação/Facebook

Empresa de Novo Hamburgo está há três anos no mercado e já conta com cerca de 40 lojistas em diversas partes do país

 

O cavalo Crioulo movimenta mais de R$ 1,3 bilhão, conforme pesquisa da Escola Superior de Agricultura ‘Luiz Eusébio de Queiroz’ (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP). Além disso, a atividade também gera cerca de 240 mil empregos em todo o país. Muitos pequenos empresários já perceberam as oportunidades nesse mercado e estão apostando em diversos negócios relacionados à raça Crioula.

Um exemplo é a Empório Caron, de Novo Hamburgo (RS), no Vale do Sinos, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A marca foi criada em 2013 pela empresária Ana Schmidt depois que ela vislumbrou um nicho de negócio ao participar de eventos equestres por todo o país. “Eu vi que havia um público flutuante que não salta e, tampouco, monta, mas é amante do cavalo. Percebi que havia espaço para levar um produto para esse mote”, revela Ana.

A Empório Caron busca a inspiração nos cavalos para produzir suas peças. “Cavalos combinam com liberdade e nos inspiram. E é por isso que colocamos toda a essência  e a beleza desses animais em tudo que criamos”, explica. A marca começou produzindo chinelos de dedo com estampas de cavalo, conforme a empresária. “Os calçados são produzidos pela mesma empresa que faz os chinelos para a Coca-Cola”, destaca.

O próximo passo foi a produção de alpargatas com estampa de cavalo. Mas o mix de produtos não parou de crescer e hoje a Empório Caron também oferece aos clientes bolsas, lenços, cintos e biquínis. “Produzimos, junto com os parceiros, 500 pares de chinelos a cada dois meses, e outros 400 pares de alpargatas por mês”, contabiliza.

A qualidade diferenciada dos produtos da Empório Caron vem conquistando os clientes e o reconhecimento dos lojistas. Em três anos de atividade, a marca já conta com aproximadamente 40 lojistas em todo o país. “Vendemos muito para o Mato Grosso e para todo o interior de São Paulo, especialmente Ribeirão Preto”, conta.

A empresária mantém uma parceria com a loja Empório Campeiro, de Viamão (RS), para vender seus produtos em feiras e exposições, mas não está em seus planos uma loja física. “Eu adoro ser itinerante. Acho que a gente tem que ir ao encontro do cliente e não o contrário”, avalia Ana. A empresária sonha é em ter seu show-room. “Um show-room seria o ideal para expor o meu trabalho e poder receber os clientes e os fornecedores”, completa.

Nesse final de semana, a marca esteve presente durante a disputa da 17ª edição do Bocal de Ouro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). “Esse foi o quarto evento do cavalo Crioulo que participamos. Estamos começando o trabalho em meio a marcas já consolidadas, mas vamos chegar lá”, aposta a empresária.     

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