07/03/2016 Geral

Bibliotecária de Canguçu é uma das poucas mulheres a presidir um Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos

Foto: Arquivo Pessoal

Patrícia de Borba Pereira concilia a presidência da entidade com o seu trabalho na Ufpel e na Capes

 

Desde 2013, a bibliotecária Patrícia de Borba Pereira preside o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) de Canguçu, município situado na Zona Sul do Rio Grande do Sul. Uma das poucas mulheres a coordenar um núcleo de criadores de cavalos crioulos no Estado, Patrícia diz que trabalha para difundir a raça Crioula. Em sua primeira gestão, de 2005 a 2008, ela organizou uma Marcha da Integração, prova com 15 dias de duração, mas que exige muito trabalho e comprometimento de todos no seu planejamento. Nesta gestão, o núcleo realizou  a Mostra da Terra do Cavalo Crioulo de Canguçu e promoverá, em 28 de maio, uma Exposição Morfológica Passaporte. “Sempre procuro inovar, trazer algo novo e envolver outros segmentos”, destaca Patrícia.  

Sexta geração de uma família de produtores rurais que tem propriedade na localidade de Passo da Guarda, no interior de Canguçu, ela garante ter um bom relacionamento com os associados, a maioria deles homens. “Para mim, isso é tranquilo, porque nasci no meio do cavalo Crioulo. Eu costumo dizer que me preparei para chegar à presidência do núcleo e integrei a Comissão Jovem  e a Comissão de Enduro do NCCC de Canguçu”, diz a bibliotecária. A entidade, que foi fundada em 1988, funciona nas dependências do Sindicato Rural do município. “Temos sede própria e contamos com aproximadamente 100 associados”, salienta.

Patrícia possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande, onde se formou em 2005. Atualmente é bibliotecária documentalista da Universidade Federal de Pelotas UfPel), onde responde pela Biblioteca Setorial da Escola Superior de Educação Física, é responsável técnica pelo Projeto Memória do Futebol na Região de Pelotas, Bibliotecária responsável pela Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. No âmbito da Universidade, Coordenadora do Portal de Periódicos da UFPel, por meio do uso da Plataforma SEER/OJS. Em nível nacional, ela é help desk da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o Portal de Periódicos da Capes. “Eu vivo entre dois mundos que, apesar de serem bastante diferentes, às vezes se unem”, brinca.

 

Mais imagens

Comente essa notícia