28/03/2016 Geral

Rodeio Nacional de Porto Alegre reuniu 900 competidores durante o fim de semana

Foto: Arquivo Pessoal

Cerca de 900 competidores do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul participaram, neste final de semana, das provas campeiras de laço, rédea e gineteada, durante o 15º Rodeio de Porto Alegre, que ocorreu no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia), em Porto Alegre. O evento integra as comemorações dos 244 anos da capital gaúcha.

A abertura oficial do rodeio ocorreu às 18h de sábado, ao som da Ave Maria de Gounod. Na solenidade, o prefeito em exercício Sebastião Melo destacou a importância do rodeio para Porto Alegre e a necessidade de realizar mais atividades no parque. “É preciso dar vida o ano todo a este local. Temos que avançar nessa direção”, afirmou.

O presidente do Sindicato Rural de Porto Alegre e da Federação Gaúcha de Laço, Cleber Vieira, destacou a parceria com a prefeitura para o sucesso do evento. “A rapidez do município foi fundamental para a realização do rodeio”, disse Vieira, lembrando que no parque estavam depositadas 11 mil toneladas de toras de madeira, resultantes do corte de árvores derrubadas pelo temporal que atingiu Porto Alegre no dia 29 de janeiro.

Os organizadores esperavam um receber 400 mil visitantes. No ano passado, 3,4 mil competidores participaram das provas campeiras e o parque recebeu 300 mil visitantes. Nesta edição, centenas de pessoas circularam pelo local e assistiram aos shows e apresentações de música e danças tradicionalistas. Para o secretário da Produção, Indústria e Comércio, Antonio Kleber de Paula, “o rodeio é uma atividade que integra culturalmente quem vive no campo com quem mora na cidade, além de preservar nossas tradições”.

A  13ª Feira Agropecuária da Produção Primária de Porto Alegre (Fepoagro) ocorreu paralelamente ao rodeio com a Mostra de Ovinos Coloridos e a Expofeira de Ovinos Carne de Porto Alegre. O rodeio e a Fepoagro foram promovidos pelo Sindicato Rural de Porto Alegre, Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), com apoio da Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RS) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag).

Comente essa notícia