Em três credenciadoras nos últimos 30 dias, segundo a ABCCC, foram cerca de 120 participantes
Os paranaenses vem se destacando no cenário do Cavalo Crioulo nos últimos anos, conquistando títulos importantes nas modalidades da raça e também fomentando genética comprovada nas pistas de provas e exposições. Conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a manada de exemplares no Paraná atualmente é de 22 mil animais, sendo a segunda maior do país, atrás apenas do Rio Grande do Sul.
Este crescimento é comprovado pelos números já alcançados neste ano em participação nos eventos. Em 30 dias, em três credenciadoras ao Freio de Ouro, principal modalidade equestre da raça Crioula, realizadas no Estado, sendo duas em Ponta Grossa e uma em Balsa Nova, participaram das disputas aproximadamente 120 animais. "Foram três credenciadoras em um raio de 100 quilômetros de Curitiba com um número recorde e todos os eventos com disputas em alto nível", destaca o analista de Expansão da ABCCC, Gérson de Medeiros.
Para o representante da associação, o fortalecimento da raça Crioula no Paraná se deve especialmente aos usuários do cavalo. Lembra que é uma região muito forte no laço comprido, com eventos e rodeios praticamente todos os finais de semana. "Esses laçadores vão atrás de cavalos bons que se adaptam à modalidade e acabam encontrando linhagens específicas para o Freio de Ouro. Esse treinamento acaba instigando os criadores a participar da modalidade", observa.
O Paraná está na rota dos grandes eventos do Cavalo Crioulo. Neste ano, além de diversas provas e exposições, ocorrem também etapas de Exposições Passaportes que selecionam animais para a Exposição Nacional da Morfologia, durante a Expointer. Na agenda estão Londrina, de 13 a 15 de abril, e Guarapuava, entre 6 e 7 de julho. Além disso, ocorrerá uma classificatória ao Freio de Ouro em Ponta Grossa, de 21 a 24 de junho.
Foto: Daymon Grocheviski/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Notícias que outros visitantes visualizaram