23/08/2016 Geral

Livro sobre a raça Crioula será lançado na Expointer 2016

Foto: Divulgação

Reedição da obra de Dirceu Pons, com atualizações assinadas por Fernando Dornelles Pons, terá lançamento oficial no dia 29 de agosto

Uma leitura obrigatória para os apaixonados pela raça Crioula estará disponível a partir desta Expointer. Trata-se do livro O Cavalo Crioulo – Evolução no Tempo, que será lançado oficialmente no dia 29 de agosto, às 18h, no Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Sexta Região, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). 

Com 172 páginas, o livro reúne a obra original do criador Dirceu dos Santos Pons, lançada em 1993 e esgotada no mercado, além de atualizações assinadas pelo filho dele, Fernando Dornelles Pons –  titular da Capanegra Agropecuária, de Dom Pedrito (RS), com 40 anos dedicados à seleção da raça e mais de 2,2 mil animais registrados.

Chama atenção a linguagem simples e didática utilizada para abordar questões técnicas relacionadas ao cavalo Crioulo. A obra é voltada principalmente aos novos criadores e usuários da raça, que hoje somam um universo de 60 mil pessoas em todo o Brasil:

– Optamos por preservar na íntegra os escritos do meu pai, os quais são uma espécie de cartilha do proprietário, um manual de instruções para novos criadores, como ele mesmo definia. Coube a mim a tarefa de escrever algumas atualizações necessárias, em relação ao que evoluiu de lá para cá, e contar um pouco da nossa história, dos nossos cavalos e da nossa filosofia de criação – conta Fernando Dornelles Pons.

A iniciativa de reeditar a obra do pai, após exatos 15 anos de sua morte, é também uma homenagem. Considerado visionário, Dirceu Pons foi responsável, em parceria com Flávio e Roberto Bastos Tellechea, pela aquisição do cavalo mais importante da raça: o chileno La Invernada Hornero, líder absoluto do Registro de Mérito da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), com mais de 400 filhos e 6 mil netos pontuados. Algumas páginas são dedicadas à história de Hornero, que morreu em 1997, e à influência dos sangues chilenos na criação brasileira.

 

A capa também merece destaque especial, com uma ilustração da égua Capanegra Oña Guinda, atual campeã do Freio de Ouro da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC). No livro de Dirceu Pons, quem estampava a capa era Nobre Tupambaé, outro animal campeão da família Pons: Freio de Ouro nacional e internacional.

 

ONDE COMPRAR NA EXPOINTER

Além do evento de lançamento, no dia 29, que colocará exemplares à venda com a possibilidade de serem autografados por Fernando Dornelles Pons, o livro O Cavalo Crioulo – Evolução no Tempo poderá ser adquirido em outros locais, durante toda a edição da feira – de 27 de agosto a 04 de setembro. 

 

A obra estará disponível nos dois estandes do Antiquário Visconde (na casa do Mangalarga e no complexo do Cavalo Crioulo), na loja La Campera e na Terra de Cavalos. Cada exemplar custará R$ 60,00.

  

TEXTO: Estela Facchin

FOTOS: Divulgação Capanegra Agropecuária

 

Mais imagens

Comente essa notícia