28/04/2016 Geral

Ginete Luís Gustavo Ruas, de Bagé, se destaca nas provas do cavalo Crioulo

Foto: Alexandre Teixeira

Gustavo Ruas
Gustavo Ruas

A maior conquista foi o Freio de Ouro Jovem, na categoria juvenil masculino

O ginete Luís Gustavo Ruas, de Bagé (RS), começou a montar quando ainda era um menino, aos 10 anos. Assim, não é surpresa que aos 18 anos ele mostre talento e desenvoltura com o cavalo e venha vencendo provas importantes da raça Crioula.

        Em 2015, ele venceu o Terceiro Redomão Cabanha Don Arturo, em Porto Alegre, e levou de prêmio um automóvel Renault Clio zero quilômetro. “Eu competi com mais de 90 ginetes”, lembra.

Ele também foi bicampeão na prova de rédeas durante a Semana Crioula Internacional de Bagé, que também venceu em 2014. Em 2014, Ruas ficou entre os quinto lugar no Redomão na Lagoa, e, em 2015, ocupou a quarta posição da mesma competição. Nesse ano, ficou  em sexto, mas, em contrapartida, foi escolhido o domador destaque.

O ponto mais alto da carreira, no entanto, foi em 2013, quando Ruas conquistou o Freio de Ouro Jovem, na categoria juvenil masculino, montando a égua Dormida Cala Bassa, da Cabanha Cala Bassa, de Aceguá (RS), de Marcelo Rezende Moglia.

O jovem ginete começou a competir aos 12 anos. Hoje, divide seu tempo entre os estudos, na Universidade da Região da Campanha (Urcamp) – Campus Bagé, onde cursa o primeiro semestre de Medicina Veterinária, e os treinos diários, sempre supervisionados pelo pai, Cláudio Ruas, que fez história na principal prova do cavalo Crioulo. “Ele me ajuda bastante e quando eu não estou lá fora [no Centro de Treinamento Ruas], ele treina os meus cavalos", s

 

 

Mais imagens

Comente essa notícia