09/06/2016 Geral

Atuação da ABCCC no combate ao Mormo é destacada

Foto: Ernani  Fernando Dias
Foto: Ernani Fernando Dias

Segundo secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, apoio da entidade foi fundamental

 

Um ano após a confirmação do primeiro caso de mormo no Rio Grande do Sul, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) do Estado faz uma avaliação positiva das ações realizadas com o objetivo de frear a sua disseminação. Para o titular da pasta, o secretário Ernani Polo, um dos motivos que possibilitaram a manutenção do controle da doença no RS foi a atuação efetiva de entidades como a ABCCC que se envolveram ativamente no combate à zoonose.

 

De acordo com Polo, os resultados dos testes realizados no período – comprovando a baixa incidência do mormo na população equina circulante no Estado – possibilitaram a adoção da medida que estendeu a validade do exame de dois para seis meses, o que trará importantes benefícios aos criadores, principalmente a redução do custo com a confecção do atestado, necessário para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA).

 

A decisão de ampliar o prazo ocorreu em reunião realizada no dia 6 de junho em Porto Alegre, e contou com a presença do superintendente do Serviço de Registro Genealógico da ABCCC, Rodrigo Teixeira. “A participação da ABCCC, sem dúvida, foi fundamental nessa conquista, pois a Associação apoiou desde o início em todo o processo e atuou ativamente nas ações de controle da doença”, declarou o secretário, salientando também a importância da ABCCC no contexto da equinocultura no Estado e o envolvimento e disponibilidade dos seus representantes em todas as atividades promovidas pela secretaria e demais órgãos que integram a mobilização", afirma Polo.

 

Polo disse ainda que os 180 mil testes aplicados permitiram estabelecer uma radiografia da situação do mormo no RS e que é possível ampliar esses avanços com a manutenção das ações conjuntas com a entidade. “A secretaria reconhece a importância econômica, social e cultural da atividade e pretende expandir a atuação com um estudo técnico em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a UFRGS, além de testar mais animais, o que nos dará uma precisão maior nos resultados”, finalizou.

 

Foto: Fernando Dias/Seapi/Divulgação

Texto: Redação ABCCC

 

Mais informações sobre a ABCCC

 

Site: www.abccc.com.br

Facebook: www.facebook.com/cavalocrioulooficial

 

Contato

 

AgroEffective

Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)

 

Nestor Tipa Júnior: (51) 9911.2214 - nestor@agroeffective.com.br

Rejane Costa: (51) 9898.1779 - rejane@agroeffective.com.br

Emerson Alves: (51) 9165.0244 - emerson@agroeffective.com.br

 

Site: www.agroeffective.com.br

Facebook: www.facebook.com/agroeffective

Twitter: @agroeffective

 

Comente essa notícia