25/02/2016 Geral

Encilhas exclusivas feitas à mão

Foto: Arquivo Pessoal

Microempresa de Lajeado produz peças artesanais que fazem sucesso entre os amantes da raça Crioula 

A temporada de rodeios no Rio Grande do Sul está começando e uma microempresa de Lajeado, na região do Vale do Taquari, está produzindo a pleno para atender às encomendas dos crioulistas. A Augusto Uhry Encilhas cria e produz encilhas artesanais focando sempre na exclusividade e detalhe de um produto feito à mão.

Em atividade desde 2005, a Augusto Uhry Encilhas produz peças como barrigueiras, caronas, rédeas, cabeçadas e maneias trabalhadas e para serviço. Além de chinchas e bastos tipo argentino e o modelo Nei Eduardo Lima. “O modelo foi desenvolvido para quem faz prova. Ele dá mais contato com o animal, permite uma maior firmeza e é mais leve”, explica o artesão Augusto Uhry, que patrocina o ginete de Bagé vencedor de dois Freios de Ouro, em 2009 e 2010. Outras peças são os loros, que podem ser produzidos com couro de búfalo com fivelas de inox e escrivo crioulo.   

O artesão adquire o couro usado em suas peças em frigoríficos, dando preferência sempre para bovinos de raças europeias. “Eu vou para a mangueira e seleciono os animais pela qualidade do couro. E depois preparo o material, sou eu que faço todo o curtimento”, salienta.

No ano passado, a Augusto Uhry Encilhas fechou uma parceria com a Ferraria Reiuna, de Viamão. O acordo entre as duas empresas oferece ao mercado todos os modelos de espora, de tradicionais a sangue zero. “Os modelos são exclusivos e feitos artesanalmente e sob medida. Um produto diferenciado”, completa.

 

Mais imagens

Comente essa notícia