03/07/2018 Geral

Rio de Janeiro recebe pela primeira vez classificatória ao Freio de Ouro

Foto: Felipe Ulbrich

Freio de Ouro Sapucaia
Freio de Ouro Sapucaia

Seletiva no município carioca de Sapucaia vai revelar os últimos 16 finalistas da modalidade da raça Crioula

 

A última parada do ciclo do Freio de Ouro antes da sua grande final vai ser em um local que pela primeira vez receberá uma classificatória da modalidade, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). De 5 a 8 de julho, o município de Sapucaia, no interior do Rio de Janeiro, será a sede da derradeira chance de classificação dos animais para a finalíssima. No total, serão selecionados 16 conjuntos, com oito machos e oito fêmeas, para a decisão que ocorrerá no primeiro final de semana da Expointer, no mês de agosto, em Esteio (RS).

 

Conforme o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, Onécio Prado Junior, dentro do programa de expansão da raça Crioula no Brasil, já haviam sido realizadas credenciadoras no Rio de Janeiro além de Exposições Passaporte. "Agora levamos pela primeira vez a classificatória ao Freio de Ouro em um local que é para multiprovas e que foi utilizado pelas delegações equestres que participaram das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. É uma região muito importante onde se caracteriza principalmente pelos usuários do Cavalo Crioulo, onde se praticam provas como o Ranch Sorting e o Team Penning. Aguardamos um grande número de inscritos e de público e com isso o Rio de Janeiro deve entrar definitivamente no ciclo do Freio de Ouro", destaca.

 

Sobre a expansão do Cavalo Crioulo no centro do país, o dirigente salienta que neste primeiro semestre os números de participações em provas da raça e também em competições que participam animais de outras raças vem crescendo. "Neste primeiro semestre começamos um trabalho com um novo analista de expansão no Centro Oeste. São números animadores, com crescimento em provas como o laço, além das Exposições Passaporte que estão sendo realizadas com crescimento no número de animais e também em qualidade. Não só nos ciclos do Freio de Ouro e na Morfologia estamos observando um grande volume de animais da raça Crioula participando", ressalta.

 

O julgamento dos conjuntos ficará a cargo de Francisco Kessler Fleck, Telmo de Oliveira Peixoto e Gustavo Arhanitsch nas fêmeas e Jean Carlos Mendes, Carlos Marques Gonçalves Neto e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves nos machos. Organizado pela ABCCC, o ciclo do Freio de Ouro conta com o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga, além do apoio de Supra.

 

Confira a programação

 

05 de julho de 2018 (quinta-feira)

 

07h30min - Início do Exame de Admissão - Cat. Fêmeas e Machos

09h30min - Encerramento do Exame de Admissão 

10h - Julgamento Morfológico – (Fêmeas)

14h - Julgamento Morfológico – (Machos)

 

06 de julho de 2018 (sexta-feira)

 

08h - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Fêmeas)

13h30min - Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas (Machos)

 

07 de julho de 2018 (sábado)

 

08h - Julgamento Prova de Mangueira (Fêmeas e Machos)

14h - Julgamento Prova de Campo (Fêmeas e Machos)

 

08 de julho de 2018 (domingo)

 

09h - Fase Final (Mang/Bayard-Sarmento/Campo)

12h - Encerramento e entrega de prêmios

 

Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Comente essa notícia