17/07/2017 Geral

Mapuche, 15 anos de amizades, conquistas e aprendizado

Foto: Divulgação/Revista Crioulos

Renato e Osvaldo Vacinaletti com o reprodutor Mapuche Gigolô
Renato e Osvaldo Vacinaletti com o reprodutor Mapuche Gigolô

Criatório catarinense, bicampeão do Ranking Funcional, é o atual Campeão da Copa dos Criadores da Região 05

A Cabanha Mapuche nasceu da paixão dos irmãos Renato e Osvaldo Vacinaletti pelos cavalos, sentimento que aflorou ainda na cidade de Quilmes, na Argentina, onde Osvaldo criava animais para o serviço de campo antes deles se mudarem para o Brasil, há duas décadas.

Estabelecido em Pomerode (SC), considerada a cidade mais alemã do Brasil, o criatório adquiriu as primeiras éguas de cria em 2002, pinçadas de tradicionais criatórios argentinos, concretizando o sonho que os irmão acalentavam já há algum tempo. No mesmo ano, chegou o tordilho Inverno de Santa Angélica, filho de La Invernada Hornero, duas vezes Grande Campeão na tradicional exposição de Pelotas e finalista do Freio de Ouro 2007, o qual não pode correr por causa de uma cólica 15 dias antes da competição, apesar de ter ganho as etapas credenciadora e classificatória. “Sempre gostamos de cavalos. Começamos a criar trazendo sangues argentinos para nos sentirmos  mais perto de casa", conta Renato, explicando que os primeiros investimentos foram feitos a partir da orientação de selecionadores da raça e técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Com o passar do tempo foram se incorporando novos sangues, com a aquisição de éguas no Brasil, além de duas novas importações de éguas e padrillos com sangues argentinos e chilenos, visando sempre a parte funcional, mas sem descuidar da morfologia, o que fez os resultados começaram a aparecer. Hoje, além de Inverno de Santa Angélica, Registro de Mérito da ABCCC e pai da Campeã Nacional do Movimento a La Rienda, a Mapuche utiliza também os garanhões San Pedro Cauquen, Grande Campeão de Palermo em 2003 e finalista do Movimento a La Rienda na Argentina, e Calfiao Pandillero, Reservado Grande Campeão na Exposição de Palermo em  2003 e 2007, 3º Melhor Macho da FICCC 2007 e Reservado Campeão Cavalo Adulto na Expointer 2010. “Os filhos do Pandillero possuem uma morfologia melhorada, ele uniformizou a manada, que é que todo criador procura”, destaca Renato.

A mais recente incorporação foi Pilero Tabano, duas vezes Grande Campeão na Expo Passaporte para Palermo, garanhão importado em 2015 para importante tarefa de padrear as filhas de Calfiao Pandillero, cuja primeira produção nasceu na última temporada. Pelo menos três reprodutores de afixo próprio, Mapuche João de Barro, Mapuche Gigolô e Mapuche Jangadeiro, também já vem sendo testados na produção.

 

Dentre a manada de cria, formada por 50 éguas, muitas delas destacadas na Argentina tanto funcional como morfologicamente, o criador salienta Coscojera Guadaña, filha de Pandillero e Grande Campeã de Palermo em 2007. “Nosso objetivo é alcançar as premiações máximas da raça Crioula tanto na morfologia como em provas funcionais. Estamos começando a colher os frutos do nosso trabalho, os resultados estão começando a aparecer. Quando olhamos para a manada percebemos que estamos no caminho certo”, observa Renato, lembrando que o criatório é bicampeão do Ranking Funcional e atual Campeão da Copa dos Criadores da Região 05.

Os 15 anos da Cabanha Mapuche serão comemorados em 20 de abril durante o remate que acontece junto a Exposição Passaporte de Pelotas (RS). “Estamos vendendo alguns lotes especiais, com uma oferta muito qualificada para receber os amigos e comemorar essa data”, destaca o selecionador, citando Mapuche Jeringoza, uma filha de Pandillero retirada do time de pista para 2017, além de uma filha de Chicão de Santa Odessa prenhe do Pandillero e um embrião da Grande Campeã de Palermo, Coscojera Guadaña, com o Reservado Grande Campeão da Expointer e produtor de campões, BT Lucero.

Difusores do Movimiento a La Rienda no Brasil

Sempre focados na produção de animais geneticamente superiores e com performance

destacada, morfologicamente e funcionalmente, a Mapuche é referência pelo investimento constante nas disputas de Movimento a La Rienda, prova com mais de 70 anos no Chile e 50 anos na Argentina, introduzida e difundida no Brasil pelos irmãos Vacinaletti.

Entre os destaques do criatório na modalidade estão Mapuche Pitoco e Mapuche Duquesa, campeões brasileiros na categoria Profissional A, e Mapuche Flor de Mayo, vencedor na Profissional B. “Esse sempre foi o nosso foco. Agora, estamos começando a nos dedicar também ao Freio de Ouro, temos inclusive uma égua credenciada ao Bocal de Ouro 2017, a Mapuche Esta Si, que será apresentada pelo ginete Raul Lima”, revela Renato, que entre 2009 2016 presidiu a sub-comissão de Movimiento a La Rienda da ABCCC.

Mais imagens

Comente essa notícia