15/05/2017 Geral

São Lourenço do Sul apresenta seus candidatos à Morfologia

Foto: Felipe Ulbrich

Exposição realizada neste final de semana no município selecionou animais para a Expointer

 

A seleção morfológica do cavalo Crioulo fincou raízes em São Lourenço do Sul (RS) nos dias 12 e 13 de maio, apresentando exemplos de conformação da raça e elegendo mais oito animais habilitados a disputar a Morfologia da Expointer 2017. Ao fim da avaliação dos 73 animais presentes na pista, quem se destacou, liderando as principais filas de julgamento, foram a fêmea Santa Estrella Elegância-TE e o macho Justiceiro da Cabanha Santa Fé.

 

Destaque entre as éguas adultas, a colorada Santa Estrella Elegância-Te conquistou o júri da disputa, garantindo o primeiro lugar no grande campeonato e levando também a escarapela de Melhor Exemplar da Raça. Um resultado que vem a somar na trajetória vitoriosa da fêmea de propriedade do Sítio Transul, de Montenegro (RS), já que este é o terceiro ano consecutivo que a exemplar garante o passaporte para a Expointer.

 

Outro que garante o retorno à pista da principal disputa morfológica do ciclo é Justiceiro da Cabanha Santa Fé. O garanhão, que já havia passaporteado na temporada 2016, liderou a ordenação da categoria das machos, coroando o planejamento investido por seus expositores, conforme contou Alexandre Espíndola Araújo, que integra a Parceria Justiceiro, proprietária do animal.

 

Quando se trata de abrir oportunidades, a arena lourenciana foi local para todos que quiseram provar o potencial de seus exemplares. Expositores de 19 municípios da região Sul do país investiram na pista da Exposição de São Lourenço do Sul, o que resultou na diversidade entre os animais selecionados. Concorrendo com os fortes candidatos da casa, os visitantes preencheram seis das oito vagas, mostrando a força da pista no cenário da raça Crioula.

 

E se houve diversidade, também teve muita qualidade. Nem a chuva que acompanhou o evento do começo ao fim foi capaz de tirar o brilho apresentado entre as linhas de julgamento. “O nível em São Lourenço eu achei muito bom, principalmente entre os animais jovens. Muito equilíbrio entre as fêmeas. Tem animais que entraram aqui que com certeza vão andar muito bem na Expointer”, avalia o jurado Fábio Muricy Camargo, responsável por eleger os premiados da competição.

 

Supervisionada por Rouget Gigena Wrege, profissional credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a mostra lourenciana é a oitava Exposição Passaporte da temporada e teve a organização do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de São Lourenço do Sul. A próxima parada do circuito é em Caxias do Sul (RS), nos dias 26 e 27 de maio. O ciclo da Morfologia conta com o patrocínio de Supra, Vetnil e Banrisul, além do apoio da Laurentia.

 

Confira o resultado

 

FÊMEAS

 

Melhor Exemplar da Raça e Grande Campeã

Santa Estrella Elegância-Te, criadores Silvio Luis Rickes e Marcelo R. Móglia e expositor José Valmir Silveira D’Ávila, Sítio Transul, Montenegro/RS

 

Reservada Grande Campeã 

Olímpica de Santa Edwiges, criador e expositor Daniel Anzanello, Cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul/RS

 

3ª Melhor Fêmea 

Muy Guapa do Rincão Monarca, criador Rodrigo Madeira Mombaque e expositores Rafael, Gabriela e Kamilla T.P. Segat, Cabanha Segat, Santa Maria/RS

 

4ª Melhor Fêmea 

JLN Hermosa, criador e expositor Jacson Loer Nonnenmacher, Cabanha Capão das Pitangueiras, Augusto Pestana/RS

 

MACHOS

 

Grande Campeão

Justiceiro da Cabanha Santa Fé, criador Gilberto Rodrigues de Freitas e expositor Parceria Justiceiro, Aceguá/RS

 

Reservado Grande Campeão

Balconero do Braseiro, criador Juliano Dias Lourosa e expositor Condomínio Balconero, CT Miki Streb, Caxias do Sul/RS

 

3º Melhor Macho

Jogador da Maya, criadora Zuleika Borges Torrealba e expositor Dirceu Dornelles Pons, Cabanha Posto Branco, Dom Pedrito/RS

 

4º Melhor Macho 

Fanfarrão do Mako, filho de Equador de Santa Edwiges e Ja Bola Cheia; criador e expositor Agropecuária do Mako Ltda, Cabanha do Mako, São Lourenço do Sul/RS

 

Fotos: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Texto: Francine Neuschrank/ABCCC

Mais imagens

Comente essa notícia

Notícias relacionadas

Notícias que outros visitantes visualizaram