29/06/2016 Geral

Projeto do Núcleo dos Vinhedos chega às escolas

Foto: Divulgação

Foto de Divulgação Núcleo dos Vinhedos
Foto de Divulgação Núcleo dos Vinhedos

Objetivo da iniciativa é estimular os alunos do ensino fundamental da rede municipal de Caxias do Sul a conhecer melhor o cavalo Crioulo do ponto de vista cultural

 

Através de uma iniciativa pioneira do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos os alunos do ensino fundamental da rede municipal de Caxias do Sul estão conhecendo melhor o cavalo Crioulo, animal símbolo e patrimônio cultural do Rio Grande do Sul.

Realizado em 2015, em parceria com o Senar-RS, Querência da Poesia Xucra e Secretaria Municipal de Educação, o projeto “O Cavalo Crioulo nas Escolas” foi dividido em três etapas, iniciando pela confecção de mil livretos com informações sobre a raça Crioula, que foram distribuídas aos professores do município para servir de subsídio às futuras explanações sobre o assunto. Posteriormente, em duas escolas foram realizadas palestras sobre o cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como ele se tornou um dos símbolos do Estado, sendo que os estudantes tiveram também contato com animais da raça e aprenderam até mesmo a encilhá-los.

A última etapa foi realizada nos pavilhões da Festa da Uva, durante a Semana Farroupilha, onde as crianças puderam interagir com os cavalos crioulos através do projeto “A viagem ao mundo do Crioulo em quatro estações”, uma vez que apresentação da raça na cartilha informativa é dividida em quatro momentos: origem, representatividade, contexto econômico e o cavalo Crioulo hoje.

“Recebemos a visita de aproximadamente 600 crianças a cada dia. Nosso objetivo foi atingido, houve uma repercussão muito positiva”, destaca Sebastião Teixeira Corrêa, presidente do NCCC dos Vinhedos.

De acordo com o dirigente, o objetivo é ampliar o número de escolas caxienses a receberem as atividades do projeto em 2016, bem como expandir a iniciativa também à rede estadual de ensino. “Já solicitamos audiência junto a Secretaria Estadual de Educação para apresentar o projeto. Nosso sonho é vê-lo sendo desenvolvido em todas as escolas gaúchas a partir de 2017”, revela Corrêa, explicando que também será buscada uma parceria com a Companhia Rio Grandense de Artes Gráficas (Corag) visando a confecção da cartilha com as informações sobre a raça Crioula

Mais imagens

Comente essa notícia